sábado, 19 de maio de 2012

"A difícil arte de escrever" (Maurício Nunes)

“Eu sempre fui um apaixonado por literatura. Conta-se nos dedos as vezes que alguém me viu sem estar com um livro nas mãos. Livros me fascinam e me seduzem.

Recentemente tive a honra de palestrar sobre sexo e cinema (tema de um de meus livros) para uma plateia de interessados, presentes no admirável 3° Salão do Livro de Guarulhos.    No mesmo evento, estiveram vários autores, entre eles o titã Tony Bellotto, que num simpático bate papo, se revelou também um apaixonado por livros e deu uma definição bárbara sobre o tema, onde divagou que o livro é um produto com tecnologia de ponta, pois não necessita fios, tomadas, cabos, baterias, nada e está sempre pronto a qualquer momento que você quiser usufruir do mesmo. Concordo contigo, Bellotto.
O livro é um amigo inseparável que te ensina, conta belas histórias, te faz rir, expande sua mente e mais uma afinidade de benefícios, como o de ampliar o seu conhecimento sobre assuntos específicos e gerais; estimular prazerosamente o potencial criativo; dar a base para se desenvolver argumentos consistentes; ampliar o vocabulário e nos incentivar a pensar e refletir, formando assim uma opinião própria sobre diversos assuntos. Desta forma estamos sempre mais atentos e abertos para novos conceitos e novas transformações. Você está numa fila de banco ou de mercado, o que é melhor? Ouvir o velho lamento de algum estranho sobre o tempo, a política ou a novela das nove, ou viajar no cenário fascinante e mágico criado pelo encontro de palavras que se beijam e se abraçam para ilustrar imagens em sua mente?

Filmes, programas de humor, seriados, desenho animado, animações e outras formas de entretenimento, nascem primeiro na mente de um escritor. Ele desenha a alma e ilustra as emoções de qualquer personagem, afinal o roteiro é a espinha dorsal de obras audiovisuais.Valorize esta figura e acima de tudo exercite em você também este habito. Incentive seus filhos a lerem. Dê de presente livros. É uma excelente pedida e acredite você, estará contribuindo para mudar de alguma maneira a vida daquele que o lerá, pois qualquer livro contém informações que de algum modo nos modificam, nos faz saber mais ou até descobrirmos o quão pouco sabemos.
Crianças que lêem desenvolvem a imaginação e são estimuladas a viajarem pelo mundo do faz-de-conta, onde podem projetar suas emoções sem nenhum risco, criando cenas em sua tela mental, estimulando a inteligência. Fico orgulhoso ao ver meu lindo afilhado devorando livros e livros e vejo o quanto isto influencia e muito nas suas atitudes, gestos e desenvolvimento. Fico muito feliz também quando recebo vários emails de leitores, pois é gratificante esta resposta por parte de quem nos lê, pois o ato de escrever é muito solitário. Poucos autores tem o privilégio de debaterem suas ideias com leitores. Eu amo as letras e como músico, sempre dei preferência à bandas e trabalhos cantados em português, porque me fascina quando a platéia sabe o que o cantor diz e mais ainda quando isto toca fundo no coração desta multidão. Não importa se é rock, samba ou bolero, mas sim o que aquelas palavras dançantes fazem dentro de você. Eu escrevo artigos, peças, roteiros, livros, sempre com base na frase de Sartre de que não se é escritor por ter escolhido dizer certas coisas, mas sim pela forma com que se diz estas coisas. Eu sempre as digo com o coração. Meu texto é escrito com sangue. É coloquial, simples, uma conversa entre amigos, para que todos compreendam e possam em cima disto, criarem as suas ideias e elaborarem suas opiniões. O trabalho do escritor é sonhar com os outros e tentar melhorar o mundo em que vive, pela simples sugestão da ideia. Quando espremo meu cérebro até saírem gotas que para alguns é veneno e para outros o mais sublime dos licores, não se trata de inspiração, mas sim transpiração. Vontade e desejo de fazer com que as pessoas pensem, reflitam, se emocionem e descubram o intenso potencial escondido dentro delas, adormecido pela inércia fomentada pela TV. No final das contas, como diria Saramago: somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não. Coloque a sua verdade para fora e seja bem vindo ao clube.”

Por  Maurício Nunes / MetrôNews   (texto muito bacana que li no jornal mencionado, cujo autor, Maurício, espero que considere-se homenagiado pela simplicidade e beleza com que se refere à leitura e escrita)

Um comentário:

  1. Ótimo texto mauricio e também muito motivador estou me dando ao ato da leitura e a sua coluna no metronews é um rico estimulante forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prece de um professor:


Jesus,Mestre Amado,permite que eu, Mestre na terra.

Honre a verdade caridosa do Teu exemplo.

Ensina-me o caminho do conhecimento,

mas, sobretudo, a simplicidade generosa do sábio.

Mostra-me Senhor o equilíbrio que deve existir

entre a bondade que afaga e energia que corrige.

Ampara-me, fortifica minha vontade,

socorra-me na vacilação da minha inteligência.

Faze-me escravo mesmo de Tua Perfeição

para que meus discípulos sejam maiores do eu sou.

Abre meu coração, Mestre, lá dentro guarda a esperança

e meu trabalho,todos os dias, será uma vitória,

apesar da incompreensão de alguns ou da indiferença de todos.

Abranda minha ânsia em querer tudo onde pouco existe,

já que a constância do Bem faz sua própria colheita.

Concede-me a modéstia para saber que não tenho riquezas para dar,

mas que poderei ensinar a cada um descobrir seus próprios tesouros.

Dá-me um gesto amigo para fazer de meu discípulo um amigo,

mas arranca de mim, eu te suplico, a injustiça que mata,

a prepotência, o orgulho vão, a mentira que, já no principio,

apunhala uma vida que será, também, um pouco da minha vida.

Mestre Jesus, que eu possa, afinal, bem cumprir a tarefa

e que meus discípulos recebam, pela minha palavra,

a Benção da Tua Verdade, Sabedoria e Amor.

Autor: Wandelli Peçanha