sábado, 26 de dezembro de 2015

Técnicas de ensino que todo professor do futuro deve desenvolver

Resultado de imagem para revolucionar sua sala de aula

Por: 

Dicas simples para revolucionar sua sala de aula:
1 – Incentivar o aprendizado colaborativo
Realizar atividades em grupo pode ser uma ótima forma de conduzir o ensino afim de torná-lo mais colaborativo, permitindo que os estudantes compartilhem conhecimentos e opiniões entre si. Trata-se de uma habilidade importante a ser desenvolvida, já que pode estimular o trabalho em equipe, muito valorizado no ambiente profissional. Como professor, você também deve participar desse processo, mostrando-se disposto a ouvir os alunos.
2 – Estimular a curiosidade dos alunos
É importante estimular o espírito curioso dos alunos, incentivando que eles façam perguntas durante a aula. Afinal, isso mostra que eles estão interessados no assunto e desejam aprender mais. Para isso, você separar um momento para realizar atividades mais dinâmicas, que relacionem o conteúdo a temas cotidianos, por exemplo. Lembre-se de que uma turma quieta nem sempre é uma turma interessada.
3 – Proponha desafios
É interessante propor atividades que desafiem os estudantes, para além do conteúdo básico visto durante as aulas. Você pode realizar competições entre a classe, sugerindo a realização de um exercício diferente, com um maior grau de dificuldade, por exemplo. Contudo, é preciso estar atento para que a aula esteja bem divida, sabendo a hora certa para impor certos limites.
4 – Certificar-se de que os alunos estão compreendendo o conteúdo
Mais importante do que saber uma definição ou um significado é compreendê-lo. Por isso, é importante manter um feedback sincero com os alunos, certificando-se de que eles realmente compreenderam o conteúdo abordado durante a aula, estando sempre disposto a explicar novamente caso necessário.
5 – Contextualizar
Diante de um contexto em que os alunos buscam cada vez mais praticidade, é importante mostrar como aplicar no cotidiano o conteúdo visto em sala de aula. Estabelecer essa relação, de forma que os estudantes enxerguem que a matéria é útil não só para tirar uma boa nota, como também para a própria vida, pode ser um fator fundamental.
Fonte: www.canaldoensino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prece de um professor:


Jesus,Mestre Amado,permite que eu, Mestre na terra.

Honre a verdade caridosa do Teu exemplo.

Ensina-me o caminho do conhecimento,

mas, sobretudo, a simplicidade generosa do sábio.

Mostra-me Senhor o equilíbrio que deve existir

entre a bondade que afaga e energia que corrige.

Ampara-me, fortifica minha vontade,

socorra-me na vacilação da minha inteligência.

Faze-me escravo mesmo de Tua Perfeição

para que meus discípulos sejam maiores do eu sou.

Abre meu coração, Mestre, lá dentro guarda a esperança

e meu trabalho,todos os dias, será uma vitória,

apesar da incompreensão de alguns ou da indiferença de todos.

Abranda minha ânsia em querer tudo onde pouco existe,

já que a constância do Bem faz sua própria colheita.

Concede-me a modéstia para saber que não tenho riquezas para dar,

mas que poderei ensinar a cada um descobrir seus próprios tesouros.

Dá-me um gesto amigo para fazer de meu discípulo um amigo,

mas arranca de mim, eu te suplico, a injustiça que mata,

a prepotência, o orgulho vão, a mentira que, já no principio,

apunhala uma vida que será, também, um pouco da minha vida.

Mestre Jesus, que eu possa, afinal, bem cumprir a tarefa

e que meus discípulos recebam, pela minha palavra,

a Benção da Tua Verdade, Sabedoria e Amor.

Autor: Wandelli Peçanha